Venezuela
Alvo de grande destaque internacional na última década por questões de cunho político, a Venezuela é um país que tem muito mais a oferecer aos seus visitantes do que acaloradas discussões sobre o regime de governo de Hugo Chávez.
Sua geografia variada, constituída por um amplo litoral, planícies e a Cordilheira dos Andes, torna o país destino para as mais distintas espécies de turistas, muito embora o destaque fique para as suas belas praias.
Banhado pelo festejado mar do Caribe, o litoral venezuelano proporciona ótimas opções para quem procura desfrutar de areias claras e um límpido mar sem ter que desembolsar um grande investimento.
Diante da proximidade com o país, é fácil encontrar turistas brasileiros curtindo suas férias, ou mesmo fins-de-semana prolongados, nas belíssimas praias de Isla Margarita.
A 35 minutos de vôo da capital Caracas, a ilha dispõe de dezenas de praias belíssimas, que, pela variedade de estilos, conseguem agradar a todos os gostos.
Outro destino concorrido éLos Roques, arquipélago que oferece lagoas, areia branca, água cristalina e é parada obrigatória para os adeptos do mergulho.
Para quem busca outro tipo de experiência, conhecer os Andes pode ser tornar uma excelente ideia.
Uma boa opção é se hospedar na cidade de Mérida, de onde partem vários passeios para as cordilheiras.
O principal deles é a subida ao Pico do Espelho, com mais de 4600m de altitude, que é feita por meio do mais alto e longo teleférico do mundo.
Porém, antes de visitar o local, informe-se sobre o funcionamento.
Fazer compras também pode ser uma boa opção na Venezuela.
O país também oferece cassinos, para agradar aos turistas mais noturnos. Porlamar, na Isla Margarita, é o melhor destino se essas forem a sua escolha. Lembre-se, porém, que o bolívar é a única moeda aceita no comércio.
Tome cuidado com o câmbio negro; embora difundida e vantajosa na teoria, a prática é proibida e pode gerar problemas, não só perante a polícia, mas com a entrega de dinheiro falso.
Para facilitar o câmbio, é recomendado trazer dólares americanos.
Por fim, nem sol de praia e mar a Venezuela vive.
Conheça as impressionantes paisagens que inspiraram Conan Doyle a escrever O Mundo Perdido nos tepuys da tríplice fronteira com Brasil e Guiana e ver a maior cachoeira do planeta, o Salto Angel, com seus mais de 900 metros de queda d'água.