Sede de concelho, localizada no centro de Portugal, junto à foz do rio Mondego, a Figueira da Foz é uma cidade costeira, de rica história, cultura e tradição, a segunda maior do Distrito de Coimbra. 

Considerada a "Rainha da Costa de Prata" pelas suas extensas praias, tem no Turismo um dos principais recursos económicos, sendo mesmo um dos principais centros turísticos do País, contando igualmente com um dos maiores casinos de Portugal, rodeada por mar, rio e serras densamente arborizadas que lhe conferem características únicas.



Com um património histórico-cultural muito forte e rico, destacam-se as suas inúmeras igrejas com as suas talhas douradas, onde o Barroco tantas vezes impera, o Museu Municipal Dr. Santos Rocha com vasto espólio que conta com colecções de arqueologia, etnografia, pintura, escultura, cerâmica e mobiliário, o Forte de Santa Catarina e a Fortaleza de Buarcos, a Torre do Relógio, diversos vestígios arqueológicos, e os muitos Palácios (como o Sotto-Mayor), Parques e jardins, Palacetes e casas Senhoriais que atestam a importância turística e económica desta cidade ao longo dos anos, a bonita Marina, ou o recentemente construído Centro de Artes e Espectáculo, um marco nacional na cultura e espectáculos. 



A Figueira da Foz mantém igualmente vivas antigas tradições, como o famoso artesanato ou as suas festividades populares, aliando tantas vezes progresso e tradição.