Situada na foz do rio Lima, entre o mar e as montanhas, a atractiva cidade de Viana do Castelo está imersa em tradição.

Historicamente, a cidade foi um ponto de partida crucial durante a Era dos Descobrimentos, quando muitos exploradores portugueses embarcaram para descobrir o mundo ainda desconhecido.

 

Actualmente, Viana do Castelo possui um próspero porto de pesca, reconhecido pela sua arquitectura avançada com influências manuelinas e renascentistas e um inovador design contemporâneo.

No sopé da colina de Santa Luzia, as estreitas ruelas calcetadas são ladeadas por belos palacetes e solares construídos ao longo de séculos. A bela praia do Cabedelo estende-se ao longo do estuário do Lima.

 

Por toda a região do Minho decorrem ao longo do ano diversas festividades religiosas e feiras populares.

As festas em Viana do Castelo culminam em meados de Agosto, com a celebração da Romaria de Nossa Senhora da Agonia, que remonta ao século XVIII. Durante três dias, as ruas enchem-se de multidões de pessoas para assistir ao cortejo de carros alegóricos, cabeçudos e coloridos trajes locais, acompanhados por música e comida tradicionais.


Locais a conhecer em Viana Do Castelo : 

Centro Histórico de Viana do Castelo e todos os seus Monumentos 

A Matriz medieval, os Antigos Paços do Concelho, a quinhentista Casa da Misericórdia e o Chafariz do mesmo século, entre outros, são marcos importantes de um passado com História. As ruas e ruelas do centro histórico, um dos mais belos e conservados do País, chamam a nossa atenção, quer pelas belas fachadas armoriadas, quer pelos painéis de azulejos preciosos no traço e na cor, constituindo um autêntico compêndio da história da arquitectura em Portugal.



Arquitectura comtemporanea de Viana do Castelo – Praça da Liberdade, inserida num conjunto de edifícios contemporâneos de grande valor arquitetónico (Biblioteca Municipal – Siza Vieira, Edifícios Multifuncionais - Fernando Távora e Centro Cultural – Souto Moura).

Os diversos Monumentos da cidade - Castelo de Santiago da Barra, a Ponte Eiffel, a Igreja da Srª d’Agonia (cuja Romaria se celebra no feriado municipal do dia 20 de Agosto – Festas da Srª d’Agonia), as restantes igrejas, solares, entre outros.

 


Igreja da Misericórdia (Viana do Castelo)
Esta igreja singular do século XVIII é composta por uma ilustre combinação de arcadas romanas, varandas renascentistas e pilares com gravações intrincadas.

 A decoração do interior apresenta influências barrocas e rococó, como as gravuras douradas, as esculturas e as pinturas. Nesta igreja encontram-se ainda alguns dos painéis de azulejos portugueses mais belos do país, representando passagens bíblicas.
 


Citânia de Santa Luzia (Viana do Castelo)
As ruínas de uma aldeia fortificada da Idade do Ferro podem ser encontradas nos arredores de Viana de Castelo, no cimo da colina de Santa Luzia.

As escavações puseram a descoberto casas poligonais singulares, que comprovam que os Romanos ocuparam esta aldeia até ao século V.

Esta citânia também está classificada como monumento nacional.